quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

No Balanço da Rede - Siélysson Francisco


Se buscarmos a analogia dos Racionais MC’s, na música Vida Loka, e tratarmos o mundo da internet como um lixão, então podemos afirmar que até no meio deste imenso deposito de sujeira podem brotar flores. E uma destas flores, talvez um Copo-de-Leite, seja o meu amigo e poeta Siéllysson Francisco. Pois foi desta forma, se destacando pelo Belo e pelo Conhecimento, que ele chegou até à tela do meu celular.

Eu pesquisava sobre a história da Paraíba e, consequentemente, esbarrei na história do município de Santa Rita, tão importante em nosso desenvolvimento estadual. Graças aos transmissores que conectam o universo, nesta pesquisa, vi que havia a indicação de vídeos sobre o tema e os vídeos eram justamente de Siéllysson.

Cliquei e assisti o primeiro!

Siéllysson é graduado e licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em História do Brasil pela FIP, Mestre em Ciências das Religiões pela UFPB. Além, da autoria do livro "Santa Rita: A Herança Cristã do Real ao Cumbe" (Ed.Ideia), é também co-autor de outras publicações, dessa forma, repleto de propriedade acerca do patrimônio histórico e cultural da Paraíba e do município de Santa Rita , este professor começou a me ensinar com seus vídeos.

Siéllysson Francisco

Eu que sempre fui um curioso, e sempre gostei de me aproximar das pessoas que, acima de tudo, produzem, fui procurar conhecer melhor aquele professor. Entrei em contato e conversamos. Graças a Deus, ele foi receptivo e desse modo começamos uma amizade que perdura até os dias de hoje, quase três anos depois. Afirmo: Para este poeta que vos escreve, uma das maiores alegrias que ele pode ter na vida é o poder de se conectar com pessoas a partir da centelha do conhecimento, da literatura e da poesia! Sendo assim, fiquei, e fico, imensamente feliz ao dialogar com Siéllysson. Abaixo um vídeo didático de seu excelente canal e o nosso bate papo sobre o Cordel Brasileiro:




Siéllysson é natural e reside no município de Santa Rita, e tem orgulho disso! Não por um sentimento bairrista qualquer, mas por uma conexão e um amor profundo com a sua terra. Sentimento este, que não somente admiro como imito. Pois como todos aqueles que verdadeiramente amam, ele não só ama platonicamente, ele se move. O poeta e professor conhece todas as vielas, ruas, prédios e vultos históricos da sua cidade. Certa vez, ao lhe dar uma carona, passamos por uma casinha charmosa no centro da cidade e eu comentei com ele como ela era bonita. Para minha surpresa, ele sabia toda a história da casa e da família que residia nela!

Primeiro livro de Siéllysson

O Professor produz e personifica o seu lugar. Pelas nossas conversas, acredito que desde muito cedo ele entendeu, como historiador e cidadão, que deveria preservar a riqueza, imensa, de Santa Rita. Como um bom filho que busca conhecimento no mundo, mas que retorna para transformar a sua família, Siéllysson valoriza, constrói e dissemina as potencialidades do seu povo, do seu lugar!

Produção de vídeos (didáticos, poéticos, encenados, entrevistas), Colunas em vários canais informativos, livros lançados, eventos poéticos, movimentos culturais, valorização dos artistas locais, Siéllysson caminha por todos estes ambientes com a maestria de quem não somente conhece as veredas, mas como também aquele guia e apresenta novos lugares, novas possibilidades. Se isso não é sinônimo de um Mestre, eu não sei mais de nada.

Não bastasse isso tudo, Siéllysson é poeta! Sou cooperativista (se é que isso existe na poesia) e defendo e exalto os meus. Ser poeta não é somente escrever palavras e sim ter em seus olhos um modo diferente de enxergar o mundo. Em sua poesia sinto muitas dores, mas acho que elas, as dores, foram feitas, em certa medida, para engrandecer o ser. Seguidor, acho que posso revelar isto, de Drummond e de Vinicius de Morares, o poeta santarritense nos revela a mesma simplicidade direta e poderosa do mestre Itabirano e a doçura sensual de mestre Fluminense.

Primeiro livro de poemas de Siéllysson.
Alguns poemas abaixo: 

Sombra e Luz

A dor em minha vida
é uma transfusão para o papel,
isto não quer dizer que seja antídoto
apenas um breve alívio.

Nascemos sem receita e
sem mapa para a felicidade.
Inventamos os caminhos ilusórios.

Na sombra de nossas almas
há muito dos deuses
E quase nada de resposta

Sem Órbita

Desligo o celular,
preparo chá de erva doce
sem açúcar, como sempre.

Saio de órbita,
sigo o silêncio,
bebo dos Beatles
recuperando minha energia perdida
nas galáxias vizinhas.

Não corto os pulsos, corto o cordão umbilical
que me prende a este mundo
e sigo em versos que só eu entendo.

Silêncio das Palavras

Olho para folha em branco
sinto tristeza, porque hoje ela continua em branco
não consigo escrever nada.
Tenho ideias, mas elas não se sentam na esfera do meu mundo
e assim como uma poeira cósmica flutua no meu infinito
sem deixar rastros,
sem nenhum escrito.


Siel, como chamam todos aqueles que o amam, faz da poesia seu respirar! E ao transpirar ele trata e cuida dos seus amados, sempre de ouvidos atentos e olhar encorajador. Na sua casa ele acolhe! Ahhh a sua casa! Sinônimo de sonho, ela é um personagem à parte: Linda, bem cuidada, de um bom gosto incrível e extremamente aconchegante e acolhedora! Posso afirmar que ela é a personificação da alma do meu amigo!

Casa de Siéllysson

Na sua casa, ele organiza o Sarau do Cafofo. Evento privado e seleto (faço questão de frisar isto por me sentir privilegiado de ser convidado) no qual o poeta seleciona pessoas das mais diversas artes para, em noites regadas a risadas e a conversas prazerosíssimas, propagar nas almas a poesia. Eu já disse inúmeras vezes a Siéllysson o quando me faz bem poder estar no meio de pessoas tão inteligentes e mais capazes do que eu. Saio sempre renovado e em êxtase das edições do Sarau, que esse ano, completa dez anos de existência e que, com a graça aos Deuses, acontecerá por longos anos.

Sarau do Cafofo

Siéllysson já me falou, mais de uma vez, das críticas que recebe, e que recebeu, no decorrer da sua caminhada. Me relatou as suas decepções acerca das pessoas. Já me narrou, mais de uma vez, que pensou em desistir da arte e de todo ônus que ela impõe. Contrapus sempre estes seus argumentos. Sou um esperançoso, apesar de tudo, e reafirmo aqui ao meu amigo: Para saber se a gente presta, basta olhar quem está do nosso lado! A canalha encontra sempre a solidão. Ao contrário de Siel que está sempre cercado de alunos, familiares e amigos! E posso afirmar, sem sombra de dúvida, estes últimos estão sempre dispostos a embarcar em suas loucuras artísticas, pois talvez enxerguem o grande ser humano que descrevi no decorrer deste texto.

Avante, meu poeta! Avante, Siel! O mundo precisa de nós, dos que são loucos suficientes para sonhar, e nós precisamos um do outro! Pois como dizia Raul:

Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto, é realidade

Siléllysson Francisco e Igor Gregório





 

9 comentários:

  1. Parabéns!
    Merecida homenagem e muito ainda há para escrever sobre este historiador, professor, poeta, amigo e cidadão.

    ResponderExcluir
  2. Amo esse menino sonhador! Orgulho-me de fazer parte dos que o conhecem de perto! Todas as homenagens feitas a ele , são merecidas!

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de trabalhar 18 meses numa escola com Siel... E concordo com toda essa homenagem ao grande historiador e pesquisador Siel.

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem vc merece, o pouco que te conheci te achei aquela pessoa extraordinária , sempre lembro de vc, aquela pessoa do coração, te aguardando para uma nova visita pela nossa região , bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu primo linda homenagem.
    Vc é merecedor de tudo de bom, um coração enorme amo fazer parte de família❤️

    ResponderExcluir
  6. Merece essa bela homenagem sim. Um excelente professor da cidade de Santa Rita. Tive o prazer de ter sido seu colega de sala de aula nos anos 90 na escola que o seu pai o saudoso Francisco de assis era proprietário. Participei uma única vez do sarau na sua residência. Muito prestativo ao me ajudar em uma publicação de um pequeno documentário sobre um pouco da história dos meus pais. Mais uma vez você é merecedor
    Sucesso cada vez mais.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa homenagem. É muito gratificante reconhecer os méritos de uma pessoa, para que ela tenha noção de sua importância ainda em vida. E meu amigo Siellyson é um sujeito completo, historiador, professor, pesquisador, poeta, designer e ainda por cima grande amigo e engraçado. Amooooooo... Ou seja, possui Todos os pré-requisitos de uma pessoa que tem a sensibilidade a flor da pele.

    ResponderExcluir
  8. Siel,grande professor, historiador, poeta e amigo.Parabéns pelo sucesso do sarau.Que venha mais um década. Nailma

    ResponderExcluir
  9. Excelente homenagem ao historiador Siel. O professor e escritor Siel tem uma enorme contribuição intelectual.

    ResponderExcluir